Yoga e surf

06/07/2010 16:29

Surf e saúde
   
Surf e Yôga duas atividades distintas, mas que tem muita coisa em comum.
 

 
Pode-se dizer que tanto o Surf quanto o Yôga são duas filosofias e estilo de vida, fazendo com que as pessoas que realmente pratica e sente, adquira hábitos que atingem a personalidade, causando alguns reflexos nos atos dos indivíduos que praticam durante o dia a dia.

A relação que existe entre o Yoga e o Surf são que todas as duas filosofias envolvem movimentos conscientes com o corpo trabalhando o aspecto físico, proporcionando assim uma qualidade física melhor, já que toda atividade que se faz com o corpo gera uma melhora no estado de saúde. Os movimentos conscientes no Yoga seriam os asanas (postura física) e no surf seriam os movimentos que os surfistas fazem em cima da prancha para se obter o domínio. Como o surf é uma atividade praticada na água, envolve inconscientemente o trabalho de respiração, fazendo que com o passar do tempo o surfista comece a ter um maior controle da respiração, utilizando assim longas técnicas de apneia, seja quando leva uma vaca e fura uma onda. No Yoga as técnicas de respiração recebem o nome de pranayamas, que significa controle do fole (respiração) onde estão presentes diversas técnicas respiratórias como kumbhaka (apneia), controle de respiração com contagem de tempo e ritmos e apresentando várias outras técnicas, pois essas técnicas quando praticadas geram um efeito no psicológico do yoguin.

A outra relação do Surf-Yoga é a concentração. No Yoga se trabalha juntamente com a meditação e no surf está relacionada com o momento em que o surfista fica sentado na prancha durante um determinado tempo, sem contar que ele entra em sincronia com a maré e a natureza observando vários detalhes, que em uma pessoa que não pratica não perceba.

O resultado dessas duas praticas estão relacionadas com os hábitos em que os praticantes adquirem. Quando se pratica por muito tempo a pessoa começa a observa mais a natureza e acaba criando uma consciência perante ela, respeitando por um todo e a todos, o outro aspecto é a calma e a tranqüilidade que eles adquirem, pois depois de praticar esses dois estilos sentimos mais tranqüilos e menos estressados, melhorando todo o emocional e tornando-se pessoas mais FELIZES.

Texto: Sammir Melo