Introdução - O que é Yoga

06/07/2010 15:14

 

É com muita alegria e satisfação que compartilho com vocês toda a filosofia, sabedoria e prática de yoga, mas antes de vermos todas aquelas posturas dignas de contorcionistas (será mesmo?) e aprender o famoso mantra OM, faz-se necessário desmistificar e esclarecer algumas dúvidas que permeiam essa belíssima prática.

A yoga surgiu na Índia, no período de 5.000 a.C. e deriva da raiz sânscrita yuj, que significa (re) Unir, (re) atar, desta maneira buscando técnicas para que o ser humano resgatasse seu equilíbrio através da (re)União de corpo, mente e espírito, por isso dizemos que é uma prática holística, ou seja, que trabalha o ser como um todo. A falta desse equilíbrio é o que geram todas as doenças modernas da moda: ansiedade, depressão, cânceres, úlceras, alergias entre outras que tanto assombras a humanidade, principalmente nós ocidentais.

Não existe um criador da yoga, mas sim um codificador, o sábio Patanjali, que teve a iluminada idéia de reunir em escritos todo o conhecimento da yoga que antes era transmitido oralmente de guru para discípulo. E tenho certeza que você está se perguntando, mas qual a linha de yoga que ela vai nos ensinar, quais são elas?, pois sempre ouço essa dúvida de meus alunos. Primeiro, tudo é yoga, ou seja, todas as linhas se encaixam na descrição que dei acima, o que acontece é que existem variações para que possam agradar os mais variados tipos de pessoas. As quatro principais são:

Bhakit Yoga: é a yoga devocional, do coração, que procura reconhecer o divino em tudo e todos, utilizando-se basicamente de mantras em seu sadhana, caminho;

Karma Yoga: é a yoga da ação, mas desta ação não se deve esperar resultados, recompensas, reconhecimento, e sim aprender que a satisfação está no próprio ato, em ajudar o próximo. Difundida por Krishna e Mahatma Gandi;

Jhana Yoga: é a yoga do conhecimento. Busca o conhecimento universal, com questões muito complexas como: “ como surgiu o Universo?” , “qual a finalidade da minha existência?”;

Raja yoga: conhecida também como Ashtanga yoga ou yoga de Patanjali, e essa merece ser explicada com mais detalhes, pois esta é minha linha e é essa que ajudarei vocês a praticarem em casa.

Ashtanga significa oito partes essa será nossa sadhana, nosso caminho:

1.      Yamas: são os preceitos morais da prática: não violência, verdade, integridade, não-dissipação da energia sexual e o desapego.

2.      Nyamas: são os preceitos éticos, que melhoram a convivência em sociedade: limpeza, auto-contentamento, disciplina, auto-estudo e entrega.

3.      Asanas: é a parte mais difundida no Ocidente, são as posturas físicas.

4.      Pranayamas: é o controle do prana(energia) através de variados exercícios respiratórios.

5.      Pratyahara:refere-se ao controle dos sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição.

6.      Dharana: concentração em um único ponto.

7.      Dhyana: meditação. Lembrando que meditar não é refletir, e sim esvaziar a mente de todos os pensamentos.

8.      Samadhi: é o objetivos final, o resgate da nossa essência através da (re) união com o divino, É nos redescobrir como seres únicos.

Agora vamos falar um pouquinho de Shiva, o deus da Yoga. Yoga não é religião, mas utiliza de alguns dos deuses do hinduísmo como símbolos da prática, e o o que melhor a representa é Shiva, o terceiro deus da trindade que representa a destruição. Destruição!?!? Isso mesmo, pois a prática nos faz destruir tudo aquilo que magoa, que está velho e inacabado favorecendo o surgimento do novo em nossa vida. É um recomeço de um ciclo de transformações que nunca para, sempre nos reciclando como pessoas.

E, finalmente, quais os benefícios de praticar yoga?

Físicos: As dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo,     a imunidade aumenta muito, o sono melhora, o peso normaliza, a disposição aumenta bastante, força e vigor aumenta, a postura é melhorada, a flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam, as funções excretórias, glandulares e gastro intestinais melhoram, eficiência respiratória e cardio vascular aumentam, desintoxicação orgânica ocorre com grande intensidade, pressão sanguínea se normaliza, respiração por minuto se torna minimizada, o aumento da vitalidade e longevidade decorrem com disto, alívio da fibromialgia, equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo, entre tantos outros. Além de aprimorar todas as funções psicomotoras e estimular a bioquímica corporal.

Mentais: Aumenta a memória, concentração, eficiência de aprendizado, consciência voluntária, percepção global e centrada, satisfação existencial, bem estar, auto aceitação, integração social, paz interior. Melhora o humor, a propiocepção (percepção do corpo e seus movimentos), estabilidade mental e emocional. Diminui a hostilidade, depressão, ansiedade, o estresse mental e emocional e as dependências psicológicas (vícios).

Espirituais: Promove a auto-realização como ser humano, através do contato com sua essência mais íntima, seu verdadeiro eu.

Agora que acabei de apresentar a vocês a yoga, talvez tenham se fascinado ou ao menos despertado curiosidade como aconteceu comigo há 8 anos atrás. Então preparem sua roupa mais confortável, seu colchonete e reserve um tempo no cômodo preferido de sua casa, pois na edição que vem começaremos a praticar. Prepare-se para as mudanças externas e internas e até a próxima!

Namastê

Marcella Zamarioli de Souza, instrutora de yoga e psicóloga.