Yoga e ciclismo

06/07/2010 16:32

"YOGA PARA CICLISTAS" por B. Baptiste e K Mendola, US.

Rudy Altig conhecido nos anos 60 por "anão amarelo" nas corridas de Tour de France foi um visionário de seu tempo. Tournou-se adepto do yoga desde cedo e usava a prática antes e depois das árduas corridas. Instintivamente ele soube que a prática yóguica, que leva o atleta a explorar outras dimensões e ângulos do corpo, complementaria o esporte uni-dimensional que é o ciclismo.
Os ciclistas tem no movimento do quadril o centro de seu movimento e impulso e quando ele não se dá de forma equilibrada a parte superior do corpo sofre estressando a lombar. Geralmente o quadriceps é hiperdesenvolvido e em compensação a musculatura posterior das coxas se encurta, endurece e enfraquece.
A prática do yoga ajuda a restaurara o equilibrio do corpo de quem pedala aplicando os principios do alinhamento e transferindo-os para a forma como a pessoa se senta na bicicleta.
Jon Briden Brough um competidor de Oregon agregou em seus treinos a yoga e vem obtendo resultados muito felizes melhorando seu equilibrio, sua resistencia e a consciencia de seu proprio centro. Ele declara ter descoberto uma liga direta entre os principios da yoga e a posição do homen na bicicleta. O sucesso do ciclista depende do quão comfortável ele se sente ao pedalar.
Existe um cheklist que é feito com o ciclista para encontrar o melhor ajuste para ele e sua bicicleta; esse checklist inclui: alinhamento de braços e punhos, tronco, quadril , pelve e pernas. O alinhamento advindo do yoga auxilia a economizar energia durante as pedaladas otimizando sua performance.
Existem posturas (asanas) que contribuem imensamente para que o seu fluir seja prazeiroso, para que você conquiste a extensão e alongamento muscular necessários e para que seu condicionamento cardio respiratório chegue no limite ótimo. Boa pedalada!