Yoga e Boxe

06/07/2010 16:26

 

Yoga e Boxe


Se os seus jabs e ganchos estão perdendo a precisão, o Yoga pode trazer benefícios para os seus movimentos do boxe


 

Por Thays Biasetti

Você chega para a aula de boxe. Coloca sua roupa, a bandagem e suas luvas e começa a dar os golpes. Mas aqueles jabs, cruzados e ganchos não saem mais com a mesma perfeição, precisão e força que conseguia há alguns meses. O que será que está acontecendo?

O professor de lutas Paulo Roberto Foggiatto Roda Jr., de Curitiba, diz que muitos fatores podem influenciar no rendimento do atleta. “Se a pessoa não come e não dorme bem, isso prejudica o rendimento do lutador. O estresse e o cansaço físico também podem fazer com que o praticante de boxe perca a precisão de seus golpes”, afirmou.

Yoga para golpear melhor
Além de dormir bem e comer corretamente, outras práticas podem ajudar o boxeador. Apesar de ser bem diferente do boxe, o Yoga é ótimo como complemento para quem luta. “Se nós notamos que há algo errado com o lutador, procuramos orientar sobre o que se pode fazer para melhorar. E nós indicamos o yoga”, disse Paulo Roberto.

O Yoga traz muitos benefícios ao praticante de boxe por ser completo, trabalhando o corpo e a mente para uma boa luta. A professora de yoga Ceres Moura, do Lakshimi Yoga Vidya, em Brasília, diz que a prática confere muitos benefícios ao lutador. “Em primeiro lugar, a pessoa aprende a controlar a respiração, que é a energia vital. Quem tem controle da respiração, melhora a capacidade física e recebe benefícios psíquicos, como a diminuição da ansiedade. No boxe, a pessoa também precisa de agilidade e o yoga vai proporcionar isso ao boxeador”, falou.

Por ser uma prática que melhora o alongamento dos músculos, a flexibilidade do lutador melhora, fazendo com que ele tenha uma precisão mais correta dos golpes e cometa menos erros durante a luta. “O yoga proporciona um trabalho físico essencial ao praticante de lutas. Os asanas produzem alongamento, flexibilidade, equilíbrio e força muscular. A prática do Yoga trabalha o corpo como um todo”, complementou Ceres.

Concentração máxima
O ponto principal conseguido com a prática de Yoga é a concentração. “Tem uma hora que você faz tudo no automático, no reflexo. O Yoga ajuda a prestar mais atenção ao que se está fazendo”, explicou Paulo. Ceres completou: “Nas lutas, a pessoa precisa ficar totalmente focada e o Yoga ensina a manter a mente no presente, no que acontece agora”.

Para surtir efeito, a prática de Yoga deve ser constante e duradoura. “O ideal é que o praticante faça aula duas vezes por semana e nos outros dias, pratique em casa”, recomendou a professora de yoga. Ceres indica dois asanas bons para quem pretende melhorar seu rendimento no boxe. “Recomendo o Vira Bhadrasana (posição do herói virtuoso ou guerreiro), pois confere firmeza, determinação, força, poder de resistência e equilíbrio. Outro asana bom para lutadores é o Virasana (posição do herói) que alonga o nervo ciático, proporciona tônus muscular, ajuda a pessoa a se centrar, confere confiança, mente estratégica e capacidade de superar todos os desafios”.