Yoga e Natação

06/07/2010 16:34

Yoga e Natação por Haley Cope, campeã mundial PDF Imprimir E-mail
E você já observou um nadador exímio deve ter notado a sua graça e suavidade. Seus movimentos são suaves, balanceados e fluidos; parece que esta fazendo muito pouco esforço enquanto outros se judiam para acompanhar.

A razão para isso não é que sejam naturalmente bem dotados e não tenham que se esforçar; estão na verdade trabalhando provavelmente mais firme que os demais. A razão para seu nado aparentar fácil baseia-se na coordenação muscular, respiração, e corpo, deixando eles focarem as energias nos locais certos ao invés de drená-la de forma aleatória. Yoga o leva a adquirir essa mestria.

Minha experiência com Yoga

Minha 1ª experiência com yoga foi durante o meu ano de colegial quando meu treinador e eu decidimos banir as nadadas matinais por yoga. Pensamos que seria uma extensão de meus trinos de alongamento e que levaria a maior eficiência nos meus treinos.

Ambos aproveitamos essa experiência, mas decidimos seguir para outras coisas; creio que teve a ver com meu treinador e a atmosfera da classe que era para pessoas mais velhas que desejavam um bom alongamento para iniciar o dia. Embora eu precisasse também daquele alongamento vi que era algo que poderia fazer sozinha.

Minha 2ª experiência foi no colégio em Califórnia. Parte de nossas aulas de cross trainning de nado incluía yoga. Dessa vez, o Evan, instrutor não ensinou somente yoga, ela sabia sobre dança, musculação, e todas as demais atividades físicas que um homem pode fazer. Alem do mais ele sabia o que queríamos com a yoga e explicava as posturas, nos acompanhava e nos ajudava a aplicar o que surgia nas aulas no nosso dia a dia.

O que aprendi com Yoga

Yoga pode ser extenuante, mas também relaxante – Não precisar ser alongamento e meditação que é o que surge na mente de muitas pessoas quando escutam a palavra yoga. Eu aprendi que todos os músculos do corpo são exigidos para se manter uma postura, mas não precisa ser tão duro quanto aparenta. Yoga ajuda você a relaxar tambem os músculos que não estão sendo exigidos e colocar a energia desses a disposição dos que estão sendo exigidos sem perder energia descontextualizada.

Respiração e uma parte importante da yoga e da natação – Todos sabem que respiração e importante. Sem ela morreríamos! Devon ensinou a usarmos a parte mais baixa de nossos pulmões. Especialmente quando estamos na permanecia de uma postura mais desafiadora. Focar na respiração colocou-me algo p/ pensar ao invés de ficar imersa na sensação possível de dor e também me leva a aspirar mais oxigênio que auxiliam meus músculos. O mesmo ocorre na água, escolhendo um padrão respiratório e permanecendo com ele posso usar todo meu pulmão e focar nisso ao invés do estresse numa competição ou treino. Eu descobri que com isso permaneço mais calma e minhas braçadas alongam-se resultando num tempo melhor.

Braços podem ser fortes mais seu abdômen e mais forte – Mantendo a forca nos músculos centrais de sue corpo pode resultar em retirar estresse e carga de outros músculos menores. O mesmo aplica-se na natação. Um dos motivos que faz com que nadadores alcancem mais distancia nas suas braçadas e que eles usam não somente seus bíceps, tríceps, e mãos para se moverem. Eles conectam esses músculos com o centro (plexo solar) do corpo e usam esses músculos maiores e mais fortes para fazer o trabalho. O lateral abdominal e obliquo são maiores e mais fortes que deltóides, bíceps e tríceps e podem manter o paco na água por mais tempo que os braços sozinhos.

Yoga desenvolve seu sentido de equilíbrio dentro da água e fora da água – Equilíbrio pode levar você a conquistar tudo o que deseja. Na yoga equilíbrio e exigido para se permanecer em varias posturas. Similarmente seu equilíbrio na água pode ajudá-lo a fazer melhor e afinar-se mais com o meio. Empurrando o seu peito (ou as suas costas em nado costas) para baixo você pode levar seus quadris muito mais alto na água. Isso reduz o quanto parte de seu corpo é sugado pela água. Você pode usar de menos esforço e sair-se melhor e mais rápido. Entretanto você precisa segurar seus músculos abdominais fortemente senão você estará apenas afundando a sua cabeça levando a mais afundamento.

Flexibilidade é bom para nadadores e a yoga ajuda nesse aspecto – Yoga lida com muito alongamento e flexibilidade. A flexibilidade extra conquistada com a yoga e de grande uso para nadadores. Quanto mais flexiveis seus ombros, braços, pernas, quadris, pés mais facilmente você poderá bater os pés, recuperar seus braços e executar uma entrada afinada de mãos na água. Suas partes do corpo mover-se-ao mais suavemente e com mais cadencia.

Creio que a yoga tornou-me uma nadadora muito melhor. Espero que você possa também adicionar nos seus treinos para desenvolver braçadas mais fluidas e menos duras. Ao menos parecerão sem esforço aos que não conhecem o universo da yoga!