Yamas

08/07/2010 10:27

Yamas (controle): Representa as observâncias morais que formam a base da disciplina espiritual e existem cinco. Constituem o grande voto do yogin e devem ser praticados em todos os níveis, sem restrição de momento, lugar ou circunstância.

  • Ahimsa (não violência): pratica de abster-se de ferir os outros e a si mesmo de maneira mental, física ou verbal em todos os momentos. Mahatma Gandhi defendeu ahimsa como prática moral e política viável. Respeitar os limites.
  • Satya (verdade): Vyasa diz que, se é para falar, que seja como serviço aos outros e comunicar conhecimento. Então a comunicação não deve ser enganosa errônea ou infrutífera. Essa definição combina integridade pessoal com fidelidade aos fatos.
  • Asteya (não roubar): Não apropriar-se indevidamente do que é seu, seja material como imaterial (pensamentos, idéias).
  • Brahamacharya (castidade): Não dispendiar energia sexual indevidamente. A energia sexual (Kundalini) é utilizada como ferramenta para atingir o samadhy. O yogin mantém o quilíbrio em suas práticas sexuais para não desperdiçar esta, ganhando mais vitalidade. Fazer sexo com consciência e respeito.
  • Aparigraha (desapego): Ausência de cobiça. Não ganancia. Possuir apenas o necessário. Desapegar de posses materiais, dos relacionamentos, dos resultados.

Após ler todos os yamas, faça uma reflexão de quais está empregando em sua vida, quais deve controlar ou incitar. Lembre -se que estes são como um manual para levar uma vida harmoniosa, livre de tristezas, angútias e ansiedades.

 

Namastê                                          Marcella