Nyamas

23/07/2010 13:24

Nyamas: Auto disciplina, ética, controle. É o segundo membro do Ashtanga yoga, e é composto por cinco práticas:

 

  • Shauca: Pureza ou limpeza. existem 2 aspectos de limpeza, o externo que é efetuado pelo uso da água, terra, cosumo de alimentos puros, execução de ásanas (posturas), pranayamas (respiração); e o interno, sendo a purificação das impurezas mentais através, principalmente, da prática de dhyana (meditação).
  • Santosha: Contentamento, alegria insuperável. É o deleite diante de qualquer coisa que o destino traga. Alegria por ser e não por ter, o ter é consequência do ser. Plenitude.
  • Tapas: Ascetismo, auto esforço, desejo ardente. Capacidade de suportar extremos. Busca a prefeição do corpo e dos sentidos, o yoguin progride, vai em direção do auto desenvolvimento. Na prática do yoga e na vida em geral é preciso aplicar toda nossa força de vontade para atingirmos nossos objetivos.
  • Swadhyaya: Estudo. Devemos observar permanentemente nossos atos, palavras, sentimentos, emoções e físico. A idéia é ter consciência do corpo e da mente 24 hs por dia. É mais que um aprendizado intelectual, introduz a qualidade de meditação e a prática de exercícios.
  • Ishvara Pranidhana: Devoção, adoração, entrega. É a rendição à energia suprema, entregar-se e confiar plenamente no poder do Universo.