Mantras - por Meeta Ravindra

04/10/2010 12:57

  

OS MANTRAS

1.1 A ORIGEM

Já sabemos a importância das vibrações ou sons na formação do universo. Certos sons produzem diferentes conjuntos de vibrações no éter. Alguns destes, de freqüências baixas produzem reações e formam partículas de matéria, dando origem a formação de elementos. Como o microcosmo é a representação do macrocosmo, desvendando-se os segredos do micro pode-se conhecer os do macro.

Se nós fecharmos nossos olhos e tentarmos concentrar-nos ao nosso redor, o que sentimos? Todo tipo de poluição sonora. Dirigimos-nos a um local ermo, tranqüilo. Suponhamos no mato, lá também nós ouvimos o canto dos passarinhos, das cascatas, a dança das folhas das árvores ao ritmo do vento, etc. Parece quase impossível escapar do som externo.

Mas, fechando-nos num quarto a prova de som, e continuando a nossa experiência, depois de certa concentração, poderemos ouvir gradualmente a nossa respiração, o som do sangue fluindo nas veias, nas artérias, e o som do sistema nervoso.

Milhares de anos atrás os sábios e os yogis meditavam nas cavernas onde reinava o silencio absoluto. Retrairam suas mentes dos sons do corpo físico, focalizando-as nos centros de energia sutil, que chamamos de sete chakras. Estes sábios ouviram 50 diferentes vibrações dos 7 chakras e traduziram-nas através das cordas vocais, em 50 letras, dando origem ao alfabeto da língua Sânscrito.

O som de cada letra tem certa energia que ajuda controlar a performance (rendimento e atividade) dos determinados centros energéticos chamados de Chakras.

Cada uma destas 50 letras do alfabeto representa um –

Rudra

- o aspecto masculino da transmutação ou transformação.

Shaktirúp

- o aspecto feminino da transmutação ou transformação.

Vishnu

- o aspecto masculino da proteção e preservação.

Shakti

- o aspecto feminino da proteção e preservação.

Rishi

- o nome do sábio que está associado a letra e suas qualidades.

Chanda

- o contexto musical que o alfabeto representa.

Bija

- semente (como a semente de manga contém uma árvore de manga, assim, as letras contêm em si a entidade que representam, como a letra "ga" é semente do Ganesh ou Ganpati).

Para manter o nosso corpo físico nós dependemos basicamente dos cinco elementos, mas para os outros revestimentos, que nos colocam em posição diferenciada aos outros reinos (animais e vegetais), nós precisamos de energias mais sutis que provem do cosmo. Estas energias estão sempre a nossa disposição mas o seu proveito depende da capacidade de nossa antena, sintonização e processamento. Os centros de controle e processamento que estão no nosso corpo sutil são chamados de Chakras.

Cada aspecto ou manifestação do brahman seja grosseira ou sutil, física ou abstrata tem a sua própria vibração. Os rishis personificaram estas vibrações em deuses e deusas. Por ex.: Brahma, Vishnu, Shiva, Fogo, Terra, Ar, Água, Ganapati, Kártikeya, Laxmí, Kalí, Durgá etc., e combinaram as letras produzindo palavras que têm poder de invocar estas entidades, e estão em total harmonia com a energia que a entidade correspondente representa.

Este conjunto de palavras chama-se MANTRA.

A emissão do som pelo homem tem quatro estágios – para, pashyanti, madhyama e vaikhari. Nos primeiros três estágios o som não é audível e o processo começa no primeiro chakra – básico. No terceiro estágio o som chega ao quarto chakra – coração, aonde o som está quase formado e no último estágio, o som é ouvido através do Quinto chakra – Laríngeo. Na Índia o Jaimuni foi primeiro a anunciar que o som é eterno e é a matriz da toda criação. O som no estado latente já existiu antes da vibração. Assim, não existe vácuo no universo tudo esta preenchido por este som estático. As propriedades do som mudam conforme a freqüência, amplitude, entonação, volume, harmonia, pronuncia, ritmo etc. A energia do som deve ser organizada e canalizada para produzir certos resultados e isto é feito através dos mantras.

Os mantras são baseados na combinação certa de letras e quando cantados de maneira especifica produzem certos efeitos no nosso organismo, não só no plano físico, mas também no plano mental e espiritual. As letras do mantra são representações das seqüências definidas do som que, para produzir o efeito desejado, devem ser pronunciadas corretamente e seguindo as regras da música – o sur (escala) e ritmo.

Ao pronunciar os mantras, certas vibrações sonoras são geradas e com a prática contínua criam o poder de trazer as energias da respectiva divindade dentro da pessoa. Quando a divindade é realizada ou é atingido o domínio sobre o mantra, o praticante recebe o poder que supostamente reside na divindade.

Para cada mantra existe um rishi (criador) e um Deus (entidade).

A palavra mantra significa: fórmula sagrada. Literalmente Man em sânscrito quer dizer mente (o revestimento da mente), em sentido amplo e Tra significa disciplinar, então, mantra seria disciplinar a mente.

Os mantras não são fórmulas mágicas nem meras sentenças com ou sem lógica. Eles ligam de maneira muito especial, os aspectos subjetivo e objetivo da realidade. Segue um exemplo para ilustrar esta função:

O rei insiste com o ministro chefe, que é avançado espiritualmente e recita mantras, para ensinar a ele o seu mantra. O ministro hesita e nega, mas o rei insiste. O ministro ordena ao guarda-costas a prender o rei. Depois de várias tentativas, sem resultado, o rei se aborrece e ordena prender o ministro. No momento seguinte, o ministro preso dá risada e explica ao rei que nos dois casos, a ordem era a mesma e quem recebeu também mas, somente em um caso, foi cumprida. Em relação ao mantra, o resultado depende do preparo espiritual de quem o recita.

As palavras e sílabas não têm só o som, mas também têm significados que não são tão aparentes para os que ouvem só o som. As palavras dos mantras recitadas corretamente tornam-se entidades vivas e transcendem o plano mental quando é compreendida a mensagem e a vibração delas.

As mesmas palavras ou sílabas podem ter significados diferentes, dependendo do contexto do mantra ou entidade.

Cada entidade tem vários aspectos, por ex.: Shiva e Vishnu tem 1000 nomes diferentes representando cada aspecto. Shiva tem conotação básica de destruição e transmutação. A destruição se torna necessária nos vários casos, desde o plano físico até no mais elevado plano espiritual, desde afastar a morte ou doenças, até a destruição de certas emoções, que são obstáculos na evolução espiritual, nestes casos ele passa a ser Rudra ou Shankar. O Vishnu tem conotação de bem estar e felicidade, mas ele manifestou-se como Rama e Krishna, para aniquilar o Ravana e Kouravas que eram representantes do mal.

Assim, mesmo as outras entidades como Durga, Ganesh, Mahakali, Shakti também têm 1000 aspectos e tantos mantras. Principalmente 40 aspectos de cada entidade são mais adorados. O mantra é selecionado baseado no objetivo e sincronicidade entre entidade, mantra e a pessoa. Para qualquer objetivo que a mente humana possa imaginar, existe um mantra próprio.

A idéia básica para trabalhar com mantras é que certos sons, quando articulados produzem efeitos no Akasha, que por sua vez colocam a fonte em comunicação com planos superiores. Quanto maior a articulação, melhor será a qualidade da comunicação. A natureza deste efeito pode ser não explicada pelo atual conhecimento da física mas existe uma relação entre o som e seu efeito no Akasha. Estes sons são conhecidos como as letras do alfabeto sânscrito e os mantras são compostos por estas letras. Como representam diferentes aspectos da energia cósmica, não são destituídos de poder, por isso antes de invocar uma força particular deve-se compreender muito bem a natureza desta força.

 

1.2 A FINALIDADE E USO

 

Os Sábios dizem que:

existe sofrimento;

existem causas de sofrimento e

existem caminhos e métodos de evitar os sofrimentos.

Todos os nossos atos são impulsionados nas profundezas das nossas mentes. Quando nossa mente não vibra em sintonia com o macrocosmo, do qual nós somos a micro partícula, vibramos de maneira egocêntrica e individual. E o resultado é sofrimento e dor.          

Para simplificar, dividimos a mente em duas partes : consciente e inconsciente. A mente inconsciente é responsável pela maioría dos nossos atos. Nós não agimos, nós geralmente reagimos. Os dispositivos e meios para se viver razoavelmente com conforto têm limites bastante modestos, como uma casa, uma conta bancária, um emprego, um carro, etc., mas a necessidade de extrapolar estes meios está relacionada em proporção direta ao grau com que respondemos aos impulsos da sociedade. Reagimos aos impulsos do meio ambiente, sociedade, etc., onde vivemos. Quando não alcançamos as expectativas sofremos por causa do apego que temos para com os resultados dos nossos atos. Estas frustrações geram desvios psíquicos dando origem a todos os tipos de sofrimentos.

O único caminho para evitar a dor é ampliar a consciência. Seja através da psicanálise, astrologia, meditação ou qualquer outro método.

A prática do mantras é o meio de ampliar a consciência a fim de restabelecer o sincronismo entre o microcosmo e o macrocosmo. Como uma perdida gota d'água que se encontra com o oceano e adquire o potencial e o poder do oceano, o ser humano se funde ao onipotente e torna-se também onipotente.

Este processo, dependendo da evolução espiritual de cada um, pode durar anos ou vidas. Mas cada passo dado na direção certa proporciona ampliação da consciência e obviamente poderes sobrenaturais.

Mantra é a representação energética ou sonora da entidade. O Mantra, Yantra e Tantra são complementos um do outro e todos juntos formam um meio de estabelecer a sincronização com uma entidade divina. O yantra é a imagem pictorial da entidade e o tantra é a conduta e disciplina que se deve seguir.

Mantra é uma forma muito sutil de representação da divindade, é uma percepção, um conhecimento que não pode ser expresso em palavras, mas o yantra tem som, tato e forma. Um yantra consagrado tem vibrações, se não está dentro do alcance dos nossos ouvidos, é indiferente. Um yantra sempre emite energia como uma imagem de uma deidade. Uma oração simbólica ou sem emissão de som também tem efeito.

Estes são praticados para receber o auxílio divino de qualquer natureza, seja de ordem física, espiritual, material ou psíquica. 

 

SHRI YANTRA    

 

"Tan" em sânscrito significa corpo que é derivado dos cinco elementos, e "tra" significa dominar, então o tantra seria dominar o corpo e extensivamente domínio sobre os cinco elementos.

Uma explanação mais detalhada sobre yantra e tantra está fora do alcance do propósito desta obra. 

 

1.3 CARACTERÍSTICAS

 

1. Quanto á quantidade de letras

·        mantras com uma letra chamam-se Pind]a. Ex:  TA,  VA,  MA

·         com duas letras Kartari. Ex:   YAM,  RAM,  LAM

·         com três a nove letras Bíj mantra. Ex: STRIM,  HROM,  KLIM

·         dez a vinte letras Mantra. Ex: OM NAMO HARI MARKAT MARKATAYA SWAHA

·         mais de vinte letras Mala mantra. Ex: Trayambak Mantra

 

Om trayambakam yajamahe sugandhim pushtivardhanam
urvarukmiva bandhanan mrityormuxiya mamritat

(Rigveda 7/59/22 - Yajurveda 3/60)

 

Venero o Lord Shiva aquele que tem três olhos e é o senhor de todos os sentidos e sustenta o todo. Ele me concede a imortalidade, liberando-me da morte como o maduro pepino é destacado do seu talo.

2. Quanto ao gênero

Os mantras que terminam com:

  • VASHAT ou FAT são masculinos
  • VOUSHAT OU SWÁHÁ são femininos
  • NAMAH são neutros

Em geral os mantras masculinos são usados para ampliar a consciência, estabelecer a paz e harmonia, atrair as pessoas: os femininos para adoração, resolução de problemas familiares e mundanos e os neutros para proteção, vingança, etc. Mas esta é uma regra geral que muda conforme a entidade e o propósito em questão.

A escolha de um tipo de mantra também depende da finalidade, idade e outras correspondências.

3. Quanto aos Pranavas

- Om é recomendado para adorações de Vishnu, HRIM para Shiva e para deuses como o Sol, Indra, etc.; KLIM para Shakti e SHRIM para Laxmi e Ganesh.

- Salvo casos especiais, não deve ser colocado dois NAMAH ou SWÁHÁ num Mantra. Mas pode ser colocado mais do que um Pranava.

4. Quanto ao uso do nome

Para certas finalidades como para atrair pessoas, vingança, deixar a pessoa agitada ou calma, para eliminar o efeito dos planetas adversos, etc., é usado o nome da pessoa. Existem seis diferentes posições de se colocar o nome no mantra, conforme a finalidade de uso.

5. Quanto ao temperamento

Conforme a ocorrência de maioridade das sílabas os mantras são divididos em três categorias:

  • Quente : a, á, i, í, e, é, ka, cha, ta, pa, ya, sha, kha, tha, fa ra etc.
  • Frio     : u, ú, ga, ja, da, ba, la, ri, ó, dha, gha, bha, va, ma etc.
  • Morno : lri, xa, ang, yan, na, ana, ma, sh, sa, ha etc.

Deve-se praticar o mantra quente quando está funcionando o surya nadi (respiração através da narina direta); no chandra nadi (narina esquerda) o mantra frio e na Sushumna nadi (as duas narinas) o mantra morno. Pode-se mudar a categoria de um mantra adicionando os prefixos NAMAH ou FAT. 

 

3.4  MANTRAS GENÉRICOS E PESSOAIS

Existem diversos mantras de cada entidade como Ganesh, Shiva, Laxmi, etc. Um mantra pode ser coletivo ou pessoal, a diferença existe em PRANPRATISHTHA ou consagração, como um templo é coletivo e o altar da sua casa é pessoal. Como um guarda pessoal oferece melhor proteção do que um guarda para a vila inteira assim, um mantra pessoal oferece melhores resultados. O mantra pessoal serve exclusivamente à pessoa para quem foi indicado e para o propósito específico dele.

As imagens dos deuses que nós vemos nos templos geralmente são feitas de pedra, somente depois da consagração é que essas pedras moldadas, passam a ter os poderes da entidade.

Assim também, um Mantra não passa de um simples conjunto de palavras ou um Yantra de uma placa de cobre. Eles começam a ter poderes somente após a consagração.

Um mantra coletivo ou genérico como GÁYATRI, MAHÁ MRATYUNJAYA, OM NAMAH SHIVÁYA já são consagrados e estão prontos para praticar. Mas os mantras pessoais necessitam de consagração que pode ser feita pela própria pessoa ou por um especialista no assunto. Por experiência, estes mantras pessoais dão resultados rápidos.

A escolha de um mantra próprio e pessoal envolve vários fatores como disposição psíquica e astrológica da pessoa, que é feita através de sinastria entre o mantra e a pessoa. Somente um mantra corretamente escolhido pode proporcionar o efeito desejado.

Os principais tópicos para sinastria são os seguintes:

a.      Kulakul Chakra: verificação da origem da entidade e a pessoa.

b.     Rashi Chakra: correspondência entre o signo do mantra e a pessoa.

c.      Naxatra Chakra: a posição da lua (na constelação) na hora do nascimento.

d.     Akadam Chakra e Akthah Chakra: determinam até que grau pode ser esperado ou alcançado o sucesso com a prática.

e.      Rini Dhani Chakra: determina o tempo para sucesso.

Obs: todos os cálculos devem ser feito conforme a astrologia indiana. As posições planetárias e as casas têm uma diferença de aproximadamente 22 graus

Para os seguintes tipos de mantras não é necessário fazer a sinastria:

a.      Mantras com cinco e oito letras.

b.     Mantras recebidos no sonho.

c.      Mantras recebidos através de praticante do sexo feminino.

d.     Mala mantra.

3.5 CONSAGRAÇÃO DO MANTRA

Deixaremos de colocar este capítulo porque envolve corretíssima pronúncia em sânscrito de muitos prefixos e sufixos e recomendamos que a consagração deve ser feita por um especialista como costumeiramente é feito na Índia.

 

1.6 PRÁTICA DOS MANTRAS

1.6.1   MANTRA SIDDHI

A tentativa de incorporar as qualidades, poderes e a benção do mantra na vida, nos atos, nos pensamentos e na consciência é o mantra siddhí, que vagamente pode ser traduzido como poder ou domínio do mantra. 

1.6.2   MANTRA JAPA

É a técnica de empenhar e concentrar a mente totalmente na repetição do mantra. Depois de certo treinamento a mente se fixa num único objetivo.

Os mantras podem ser cantados em qualquer situação mas para receber a energia deles na sua forma e projeção mais pura possível, deve-se obedecer certa disciplina em relação ao local, maneira, comportamento, alimentação etc.

Depois da escolha vem o SANKALP, a decisão de praticar o mantra. Também deve-se decidir quantas vezes e com qual freqüência o mantra vai ser recitado. A hora de começo da prática deve obedecer certas regras astrológicas para evitar as posições planetárias desfavoráveis, particularmente sol e lua em certas constelações e principalmente deve ser considerado o seguinte:

1.     Mas - Mês

2.     Paksha - Fase da lua

3.     Tithi - Posição da lua em relação ao sol

4.     Var - Dia da semana

5.     Constelação - Posição da lua nas constelações

6.     Lagna - Ascendente

1.6.3   A PRONÚNCIA

É muito importante a pronúncia correta. Se se chamar o Carlos de Cláudio ele nunca lhe atenderá; pior ainda se fizer uma ligação a cobrar, chamando o Raimundo de Ramiro, terá uma resposta seca – "não tem ninguém com esse nome aqui". Nos mantras, o poder consiste em vibração sonora por isso a pronúncia é de extrema importância. Muitos mantras dão resultados negativos quando não são pronunciados corretamente, porque num mantra, o mais importante é a vibração sonora.

 

1.6.4    O SIGNIFICADO DO MANTRA

Todas as palavras que nós pronunciamos têm uma forma ou sentido, quando dissemos árvore sabemos a forma e o significado. Não conhecendo a forma ou significado de um mantra não adiantaria a repetição.

 

1.6.5    O LOCAL

Deve ser um local calmo, sem barulho, dentro de um templo, na beira de um rio ou mar, em cima da montanha ou uma caverna. Estes são os locais mais indicados mas em casa, um quarto decorado adequadamente com um pequeno altar com as imagens dos deuses, serve ao propósito. É recomendável o uso de incenso para purificar o ambiente.

 

1.6.6    ASSENTO

Deve-se evitar o contato direto com a terra sentando-se em cima da pedra, de um tapete de madeira ou de bambu. Os mais indicados são os de pele de animal, especialmente veado e tigre, lã natural, seda amarela ou branca. O tapete de algodão é especialmente indicado para mantras de atração.

 

1.6.7    ASAN (POSTURA)

          No mantra yoga são usadas 32 asanas, os mais indicados são:

1.     Sukhasan.

2.     Samasan.

3.     Siddhasan.

4.     Padmasan.

5.     Swsticasan.

A espinha dorsal deve ficar reta para deixar fluir a energia do prana livremente.

 

1.6.8    ALIMENTAÇÃO

Os hindus geralmente não consomem nenhum produto que envolve a matança dos animais seja por razões sócio - econômicas, religiosas ou emocionais. Na pratica do mantra, qualquer violência direta ou indireta é proibida. Deve-se comer o mínimo possível e deve-se evitar a prática logo após das refeições.

 

1.6.9    VINIYOG (APROPRIAÇÃO)

               

Deve ser feito através de VINIYOG MANTRA a apropriação do mantra para a pessoa que vai praticar. Geralmente todos mantras tem um viniyog mantra.

 

1.6.10    DHYAN MANTRA

A prática consiste em recitar o DHYAN MANTRA, a concentração. Depois, o próprio mantra deve ser finalizado por uma oração ou ártí, A repetição do mantra gera imensa energia psíquica que exige profunda concentração, dando a habilidade para dirigir esta energia na direção correta, geralmente, o alvo consiste em acordar a kundalini.

Depois o próprio mantra deve ser finalizado por uma oração ou árti.

  

ÁSANA - POSTURA

 

Chamado também de Guptásan ou Samasan. Sentar com as pernas cruzadas, colocando a planta do pé esquerdo na região púbica, encostando o calcanhar no chão. Coloque o pé direito sobre a perna esquerda de maneira que os calcanhares fiquem alinhados. Os braços devem ficar estendidos, o corpo ereto e a cabeça erguida. A ponta do dedo indicador encosta-se no dedão e os demais ficam estendidos.

 

O calcanhar do pé direito deve estar na região púbica e o esquerdo na região ilíaca. Os joelhos devem encostar o chão e a coluna e a cabeça, eretas. Os braços devem ficar estendidos, a ponta do dedo indicador encosta-se no dedão e os demais ficam estendidos.  

 

O pé direito fica sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo fica sobre a coxa direita. Os calcanhares situam-se de forma que fiquem encostados na barriga um de cada lado do umbigo. Corpo ereto e cabeça erguida. Os braços e mãos podem ficar como nas posturas anteriores ou como indica a figura. Esta postura também pode ser chamada de Kamlásan (postura Lotus) devido a posição das pernas que se assemelha com uma flor de Lotus.

  

1.7    UM MANTRA PESSOAL

Siddha Laxmi Mantra Consagrado e apropriado para Narayana Swami

Mantra
OM SHRIM HRIM KLIM SHRI SIDDHA LAKSAMAYAI NAMAH

Significado

OM - Ver texto

SHRIM, HRIM, KLIM - Ver texto

SHRI SIDDHA LAKSAMAYAI NAMAH - Oração à deusa Laxmi.

Bij Mantra (Mantra semente) - Shrim.

Entidade - Deusa Laxmí.

Rishi - Hiranyagarbha.

Chanda ( escala métrica) - Anushtúp Chanda.

DISCIPLINA

Assento - de cor amarela - tapete ou pano grosso de lã natural, seda ou algodão.

Asana(postura) - Sukhasan.

Incenso recomendado - suave preferivelmente de rosa.

Roupa - Mínimo possível, preferivelmente um pano de cor rosa, amarela ou branca. Lavar estas roupas com as própria mãos.

Inicio - Quinta feira - data, ou data

Horário - entre 4:00 hs e 9:00 hs. Ou entre 18:00 hs e 22: 00 hs.

Direção - de manhã leste, à noite oeste.

Alimentação - Nas segundas somente vegetariana.

 

OBSERVAÇÃO

1. Mantra siddhi ( o domínio sobre o mantra) se completa após recitar o mantra 108 x 926 vezes. Uma vez, recitando o mantra conforme o ritual da prática acima, pode-se recitar somente o mantra durante o dia para totalizar esta quantidade. Depois providenciar o ritual do Mantra Siddhi junto com o Guru.

Depois disto, qualquer hora, só recitando o mantra terá ajuda da entidade.

2. Não revelar o mantra para ninguém. Este segredo deve ser mantido entre a entidade, o Guru e você.

3. Durante os primeiros dias vão surgir obstáculos para continuar a prática, não deve se intimidar.

4. Muitas vezes, as dúvidas em relação aos objetivos são esclarecidas durante os sonhos. Anotar os sonhos e analisar posteriormente.

 

PRÁTICA

Acender uma vela.

Acender o incenso.

Colocar Prasad - uma fruta ou doce ou iogurte com açúcar.

Colocar o Yantra na posição indicada.

Colocar a Fita.

Viniyoga Mantra (Apropriação)

Om asya Shrí Siddha Laxmi mantrasya Hiranyagarbharshi. Anushtúp chandah.

Shri mahakali mahalaxmi sarasvatyo devatah. Shri Bijam.

Param shaktih klim kilkam.

Mama sarvakleshapida pariharartha sarva dykhah

daridranashnartha sarvakaryam siddhayartham tcha.

Shri laxmimantrajape viniyogah.

Dhyan Mantra (Concentração e Invocação da Deusa Laxmi)

Brahmim tcha Bhadram Shadbhujam tcha Tchaturmukhim.

Trinetram Khadgam Shúlabhishadmtchkragadadharam.

Pitambardharam devo nanalankara vibhushitam

tejah punjadhara shreshtam dhyayedbalkumarikam.

Recitar junto o Mantra

OM SHRIM HRIM KLIM SHRI SIDDHA LAXMYEI NAMAH

Concentrar um minuto com Yantra sobre o objetivo ou pedido.

Energizar o corpo (passando as palmas em cima da vela e depois sobre o rosto e corpo).

Tomar o Prasad energizado.

 

1.8 ALGUNS MANTRAS E EFEITOS

1.8.1.BIJ MANTRA (MANTRA SEMENTE) E PRANAVA

Bíj mantras ou mantras sementes representam as entidades na forma genérica e total dela. O bíj mantra SHRIM representa a Deusa Laxmi, em todos os aspectos dela ou todos os tipos de riqueza material, por exemplo: propriedades móveis e imóveis, ouro, pedras preciosas, conta bancária, etc. Para resolver os problemas relacionados com diferentes aspectos existem diferentes mantras da mesma entidade mas geralmente todos contêm o bíj mantra. Quando o bíj mantra faz parte do mantra chama se PRANAVA - que é derivado do verbo pra- nu-, significa emitir o som. Quando um pranava é incorporado num mantra ele aumenta o poder qualitativo do mantra, por isso, eles têm muita importância nos mantras.

A seguir temos alguns bíj mantras e os significado deles.

SHRIM

SH

Mahalaxmi

RA

Riquezas

Í

S atisfação

M

Felicidade.

A deusa das riquezas Mahalaxmi me proporcione satisfação e felicidade.

 

HROM

HR

Shiva

O

Abençoar

M

Felicidade divina

DÚM

D

Durgá

Ú

Proteger

M

Dar

KLÍM

KA

Kám(desejos sensuais)

LA

Indra

Í

Satisfação

M

Dar

GLOM

GA

Ganesh

LA

Amplitude

O

Brilho

M

Felicidade divina

STRÍM

SA

Durgá (aspecto feminino)

TA

Livrar

RA

Nirvana

Í

Máyá

M

Felicidade divina

 

Os bíj mantras e as respectivas entidades:

KRÍM

Mahakali

HRÍM

Shakti

GAM

Ganapati

HUM

Shiv (bem estar)

SHAM

Shankar (destruidor do mal)

FROM

Hanuman

DAM

Vishnu

YAM

Fogo

LAM

Terra

RAM

Água

 

O bíj mantra OM merece uma atenção especial dos yogis e praticantes do mantras.  

 

1.8.2  OM OU AUM

O som primordial da natureza sutil

O significado natural do "AUM" que é considerado em si o mantra primordial, é o poder básico do supremo que engloba a criação, preservação e a destruição - representadas por três entidades - Brahmá, Vishnu e Shiva, respectivamente. Quando é pronunciado com "A" abre a boca, com "U" estende e com "M" fecha.

Os yogis durante o estado de samádhi - nos mais altos níveis de consciência, experimentaram o mesmo sutil som do "AUM", que se propagava em todo cosmo seja micro ou macro. Ouviram o mesmo som da menor e maior manifestação da natureza, de átomos até galáxias. Chamaram este som de anhat nád - o som que se propaga por si mesmo, sem razão aparente e sem fricção de dois objetos. O AUM é este som divino e onipresente.

AUM é chamado de pranava que é derivado do verbo pra- nu-, significa emitir o som. Também é chamado de mantra semente por incorporar toda a natureza em si como a semente incorpora toda árvore em si.  Quando o pranava aum é incorporado num mantra, ele aumenta o poder qualitativo do mantra.

O Maharshi Patanjali no Yogdarshan (1/28) diz: "Através do japa do OM chega-se ao estado de samádhi" mas sempre, quando se pratica o pranava deve-se ter em mente o amplo significado dele. Conforme Pranavopanishad:

"A" = Nirman (criação do universo), Rigveda, Brahma, a terra,

"U" = Sthiti (preservação do universo), Yajurveda, Vishnu, espaço,

"M" = Pralaya (transmutação do universo), Samveda, Shiva, paraíso,

          Conforme Mandukya Upnishad (2/2/6) a concentração em Brahman deve-se fazer com Japa do OM. Isto é necessário para se obter o conhecimento verdadeiro e acabar com as reencarnações e se integrar nele. O pranava OM e o arco, a alma e a flecha e o Brahma e o alvo (2/2/3/4).

Amratanadopnishad (16/20) descreve que, para praticar o OM, o yogi deve escolher um local limpo e seco e sentar-se em Padmasan, Bhadrasan ou Swasticasan com a face para o norte. Durante o Pranayama nos três estados      (Púrak, Kúmbhak e Retchak) deve-se concentrar no OM. Segundo o verso 23 deve-se fazer o Japa conforme preplanejado que em pouco tempo oferece resultados. É importante que o praticante evite o medo, a preguiça, muito sono, jejum e irritações. (25-29) assim, ele pode ter visão dos deuses dentro de pouco tempo, pode adquirir os poderes deles e finalmente o Nirvana.

Para começar a prática de qualquer outro Mantra é indicada a prática do OM para alguns dias, afim de purificar a mente. Muitas pessoas que começaram assim narram experiências muito interessantes como visões, benefícios materiais e resoluções dos diversos tipos de problemas especialmente psíquicos pendentes através dos sonhos.

Sempre o Japa (a prática) deve terminar com seguinte oração:

Omkara bindu samyuktam nityam dhyayanti yoginah
kamadam moxadam chaiva omkaraya namo namah

Saudações ao OMKARA, que concede tudo o que se deseja, inclusive a liberação aos yogis que meditam no OM unido com o Bindu (ponto - infinito). 

1.8.3  JAIN MANTRAS

Namokar mantra

namo arihantanam
Eu reverencio os Arihantas (quem já venceu todos os inimigos internos
- ignorância, orgulho, ego, paixão, ganância, maya, sexo, raiva etc.)

namo siddhanam
Eu reverencio os Siddhas (quem atingiu moksha - consciência)

namo ayariyanam
Eu reverencio os Acharyas – Gurus

namo uvajjhayanam
Eu reverencio os Upadhyayas - Orientadores religiosos

namo loesavvasahunam
Eu reverencio os Sadhus - Sábios

aiso panca namokaro savva pavapanasayo
são capazes de eliminar todos os pecados

mangalanam cha savvesima padhama havai mangalam

Estas cinco reverencias que é a mais importante das todas as felicidades

Entre todos os auspiciosos mantras este (Namokar Mantra) é o mais importante.

O Namokar mantra é o mantra fundamental do Jainismo e pode ser recitado qualquer hora do dia. Ao recitar o mantra o aspirante reverencia as suprema energias espirituais em vez de personificações em particular e por isto não é citado nenhum nome. O objetivo é incorporar as virtudes deles na vida cotidiana.

Gyana vriddhi mantra

Mantra para ampliar a consciência

om aim om

Sankata nivarana mantra

Mantra para superar qualquer dificuldade

om a bhi ra shi ko namah

Chamatlarika mantra

Mantra milagroso

om bhikshu

1.8.4  Bíj Mantras dos Chakras

Shakti - a energia da criação do universo na sua forma microcósmica tem sua sede no múladhar chakra. Ela fica aqui adormecida na forma de serpente dando duas voltas e meia. Através de Bíja Mantras esta energia pode ser ativada e elevada, atravessando os seis chakras até o último chakra- Sahasrára. Este processo chama-se, Kundalini Jagarana - Acordar a Kundalini. Durante o processo a pessoa e abençoada por seguintes Siddhis (poderes):

Principais Siddhis

Animá - Fazer o corpo de tamanho minúsculo.

Mahimá - Tornar a fazer o corpo muito grande.

Laghimá - Poder flutuar no ar.

Prapti - Controle sobre os desejos.

Prakamya - Conhecimento dos assuntos de outros lokas.

Íshita - Poder de provocar Maya (Hipnotizar)

Vashita - Imune do maya provocado por outros (incl. desejo sexual).

Khyati - Proporciona todos prazeres mundanos.

Siddhis Secundários

Anurmi - Imune de Sede, fome, tristeza, paixão, velhice e morte.

Dúrsrravan - Poder de ouvir a conversa a distancia.

Dúrdarshan – Poder se ver a distância.

Manojava - Poder de transportar o corpo a qualquer distancia.

Kámrúpa - Tornar o próprio corpo em criança,velho, mulher, animal

Parkaya Pravesh - Entrar no corpo de outra pessoa.

Svachanda Maran - Domínio sobre a própria morte.

Deva Kridanudarshan - Poder ver os atos das almas que estão no lokas (esferas) superiores para seguí-los.

Yatha sankalpa - O que deseja acontece. Materialização de objetos.

Apratihatagati - Poder ir aonde quiser.

Siddhis inferiores

Trikalagyata - Conhecer o passado, presente e futuro de qualquer pessoa, comunidade e nação.

Adavandata -Fazer o clima da própria moradia conforme a vontade

Parachittabhigyata - Ler o pensamento dos outros.

Pratishtambha - Clima não afeta o corpo.

Aparajaya - invencibilidade principalmente em discussão.

Não é o objetivo do yogi adquirir estes poderes, mas é a conseqüência de acordar a kundalini. Existem casos em que no meio do processo o yogi atraído por fama, esquece do objetivo principal e começa fazer demonstrações dos poderes adquiridos.